Conhece o Lean Leadership Feedback? Pode ser útil para você, também!



Em tempos de necessidade de tomada de decisão rápida, agilidade na adaptação às mudanças e crescimento acelerado (tanto de problemas, quanto de possíveis oportunidades), líderes empresariais e empreendedores enfrentam, diariamente, o dilema entre parar um pouco, para refletir e elaborar novas estratégias, ou ir tocando em frente, para alcançar resultados.

Só que seguir sem feedback aumenta o grau de risco de qualquer empreendimento no mercado. Porque feedback é noção clara sobre como se está indo. E só se pode mudar para melhor aquilo de que se tem consciência e que se pode ver.

Feedback é informação, e informação é poder.

O conceito original de feedback implica retroalimentação. E aplicado à liderança, na prática, significa tomar a iniciativa de verificar, sob a própria percepção e sob a percepção dos outros se o resultado obtido, o efeito ou o impacto gerado após realizar uma ação foi mesmo aquele que era desejado.

E aí vêm as mais recentes tendências e conceitos do Lean Startup, que podem ser aproveitados e me inspiram a criar e sugerir a aplicação de um Lean Leadership Feedback (ou Feedback de Liderança Enxuto), para crescer e melhorar seu desempenho, como líder de pessoas, processos e negócios.

Explico: o Lean Startup utiliza-se de ciclos de iteração – que significa acelerar e repetir, ágil e simplificadamente, o processo de lançamento de um produto ou serviço minimamente viável (um MVP – Minimum Viable Product), de maneira “enxuta”, várias vezes, de forma interativa, (em comunicação com seus clientes ou consumidores, reais ou potenciais), analisando a receptividade, críticas, elogios, vendas, resultados obtidos e outras informações relevantes – para promover rápidas modificações neste produto ou serviço e, cada vez mais, aproximá-lo das necessidades e desejos destes clientes ou consumidores. A proposta é, ao mesmo tempo, gerar e entregar-lhes real valor e promover o sucesso do negócio, em tempo recorde.

Fazendo uma breve analogia com a liderança, aplicar o conceito e a metodologia do Lean Leadership Feedback, implica o líder entender os benefícios de iterar, ou seja, de repetir continuamente ciclos rápidos e simplificados de busca de feedback (e não de esperar recebê-lo) junto aos seus stakeholders (pessoas físicas e/ou jurídicas que podem impactar e/ou ser impactadas por seus comportamentos, atitudes e ações), valendo-se das informações recebidas para aprender, progredir e aprimorar-se após cada nova rodada.

Quanto mais frequente, simples e rápido for este processo de buscar receber feedback e de, em seguida, implementar novas atitudes, comportamentos e ações, melhores, mais rápidos e mais efetivos serão os resultados positivos da atuação do líder executivo, sócio empreendedor ou operador de uma empresa.

Os líderes mais inteligentes e bem-sucedidos que conheci são os que aplicam, intuitiva ou sistematicamente, os princípios do lean leadership feedback, ao seu dia a dia na liderança.

Eles fazem uma lista com os seus principais stakeholders e selecionam os que são mais próximos e estão sempre dispostos a colaborar – valiosos companheiros e colaboradores de jornada – e, também, aqueles mais distantes – observadores, críticos ferinos e até eventuais opositores.

Reservam periodicamente um tempo de sua agenda para perguntar e ouvir completamente respostas e sugestões, sem julgar, interromper ou se justificar.

E têm a coragem de pedir para receber feedback genuíno.

Não o bajulador “loveback”, que só infla o ego do líder, provoca uns poucos segundos de orgulho e satisfação passageira e que, em seguida, deixa uma sensação de vazio e inutilidade.

Nem o agressivo “fuckback”, que desrespeita o outro, gera uma amarga sensação de derrota e faz a pessoa sentir-se angustiada, humilhada, abatida ou incapaz. Embora ele possa nos fazer refletir sobre algo ao que deveríamos prestar mais atenção.

E, sim, o feedback verdadeiro e apreciativo, cuja premissa é contribuir e ajudar. Que mobiliza, incentiva e motiva a agir, fazer melhor e ir mais longe. Que aponta as diferenças entre a autopercepção do líder e a percepção de seus stakeholders e destaca as reais oportunidades de transformação e aprimoramento, crescimento e desenvolvimento.

Aquele que permite que o líder reavalie suas posições e as relações de causa e consequência, entre suas decisões, ações e efeitos, e mude rapidamente ou corrija a rota em direção ao sucesso, se assim considerar necessário.

Outro ponto importante é que, quanto mais se sobe na escala hierárquica de uma organização, mais difícil fica receber feedback sincero e honesto. Nos países desenvolvidos há mais tempo, culturalmente, tem-se o costume de dar e receber feedback com naturalidade. Porém, em algumas organizações de nosso País, influenciadas pelas culturas latina e oriental, isto ainda é tabu. Por isso, ele deve ser ainda mais valorizado e melhor aproveitado.

Alguns líderes dizem ter medo de uma suposta situação de “exposição”, à qual a prática do feedback os poderia levar. Porém, acabam compreendendo que, pela natureza de sua função, todo líder está automática e permanentemente “exposto”, inclusive a avaliações, críticas e elogios, explícitos ou não.

Sendo um líder, todos à sua volta – dos que apenas ouviram falar, passando pelos que acabaram de conhecê-lo, até os que trabalham com você há anos – já têm uma percepção e uma opinião formada sobre a sua atuação e o seu estilo de liderança.

E o único que as desconhece e fica em desvantagem, quando não tem o hábito de buscar receber feedback… É você!

Então, quando e para quem você vai pedir o seu próximo lean leadership feedback?

Verônica Rodrigues da Conceição – MBA, PCC (Professional Certified Coach), é Consultora Organizacional e de RH Estratégico, Coach Executiva e de Negócios, Docente de MBA, Pesquisadora e Palestrante. Especialista em Desenvolvimento de Liderança Empresarial e Empreendedora, é CEO da VR Consulting. 


Nota da Autora: A primeira versão deste artigo foi publicada no site Startupi, em 28/10/2015, e, em seguida, atualizada no LinkedIn Pulse, em 04/11/2015:

http://startupi.com.br/2015/10/conhece-o-lean-leadership-feedback/


https://www.linkedin.com/pulse/conhece-o-lean-leadership-feedback-pode-ser-%C3%BAtil-para-ver%C3%B4nica?published=u

0 comentários:

Postar um comentário